sábado, 17 de outubro de 2015

Salada de Legumes com Maçã

A ciência desta salada é o cozimento de cada legume em separado. Admite inúmeras variações, conforme o país e os legumes da época. Colocar frutas dá um toque crocante e doçura à salada.


Ingredientes:
  • 1 xícara de cenoura picada
  • 1 xícara de batata picada
  • 1 xícara de vagem picada
  • 1 xícara de abobrinha picada
  • 1 xícara de chuchu picado
  • 1 xícara de maçã picada
  • 1 ovo cozido
  • 1 dente de alho
  • sal a gosto



Selecione os legumes e lave bem. A vagem, a abobrinha e a maçã não vão ser descascadas e portanto precisam estar bem limpas.



Comece pela batata e pela cenoura. Descasque e corte em cubinhos pequenos. Coloque a batata picada numa panela com água fria, sal e o dente de alho levemente amassado mas com a casca. Cozinhe a batata prestando atenção para não ficar mole demais.



Quando a batata estiver cozida, passe por uma peneira e passe na água fria para interromper o cozimento. Use o mesmo dente de alho para cozinhar a cenoura partindo também da água fria com sal. Raízes (batatas, inhame, cenoura nabo, etc) são cozidas partindo da água fria e os legumes (abobrinha, chuchu, vagem, berinjela, etc) partem da água já fervendo.



À medida que for cozinhando cada legume, vá colocando em uma vasilha. O chuchu tem um miolo esbranquiçado (é a semente!) que precisa ser retirado. Quanto à abobrinha, vá cortando fatias laterais até sobrar o miolo esponjoso. Use só as laterais com a casca.



Corte a vagem, a abobrinha e o chuchu em cubinhos de igual tamanho. Tire o miolo da maçã, corte em fatias e depois em cubos. Regue com suco de limão imediatamente para não escurecer e coloque na geladeira por enquanto.



Os próximos legumes serão cozidos em água já fervente. Pode até mesmo aproveitar a água do cozimento da cenoura. Coloque o chuchu e a vagem juntos, pois eles têm o mesmo tempo de cozimento. Faltando 1 minuto apenas, coloque a abobrinha. Após 1 minuto escorra e junte tudo à cenoura e à batata. Escorra algum excesso de água que possa ter ficado no fundo e deixe esfriar. Primeiro em temperatura ambiente e depois na geladeira tampado.



Por último adicione a maçã picada e enfeite com os gomos de ovo cozido. Tempere na hora de comer com azeite e limão ou mesmo uma colherada de maionese caseira ou industrializada. Pode colocar ervilhas congeladas e fervidas, pepinos em conserva ou azeitonas picados. Varie sempre e aproveite. Não dura muito, no máximo uns 2 dias na geladeira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário