quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Frittata Contadina (Fritada Camponesa à Italiana)

Originalmente esta receita é feita após um passeio pelos campos, onde os camponeses italianos colhiam as ervas e verduras que entrariam na frittata. Mudavam as estações, mudavam também as ervas e o sabor das frittatas!


Ingredientes:
  • 4 ou 5 ovos (dependendo do tamanho)
  • mix de verduras  (couve, folha da beterraba, espinafre, bertalha, celga, repolho, etc...) e ervas aromáticas (alecrim, tomilho, sálvia, manjericão, salsa, cebolinha, etc...)
  • 1 batata grande cortada em pedaços pequenos
  • 1/4 de uma cebola, 1 dente de alho ,1/2 talo de aipo , 1 folha de louro e um pedaço de alho-poró
  • meia xícara de queijo ralado
  • meia xícara de farinha de rosca (de preferência feita em casa no processador com o pão e a torrada que sobraram, juntando um dente de alho e um punhado de salsinha)
  • azeite e manteiga para untar a frigideira
  • sal e pimenta a gosto



Selecione as verduras e as ervas que vai usar. Eu fiz com folha da beterraba, couve da minha horta de apartamento e talos de agrião. Para as ervas escolhi alecrim, manjericão, salsa e cebolinha. Coloque a batata em pedaços para cozinhar em um pouco d'água com a cebola, o alho, a folha de louro, o aipo e um pedaço de alho-poró, se tiver. Pode colocar alguma das verduras que demore mais para cozinhar. Eu coloquei os talos de agrião junto.



Retire as batatas quando estiverem cozidas e, na mesma água e mantendo a cebola ,o alho, o aipo e o louro, cozinhe as verduras e ervas restantes por uns 2 minutos. Deixe um pouco das ervas cruas para colocar no fim e dar um sabor mais fresco.




Deixe separados o queijo ralado, a farinha de rosca e as ervas que sobraram. Misture os ovos sem bater demais. 




As verduras cozidas e a batata vão para o processador para formar um purê verde e pedaçudo. Também pode amassar as batatas com o garfo e picar as verduras com a faca; fica melhor. Provavelmente os camponeses italianos usariam aquele "passa-verduras" manual no lugar do processador. De qualquer forma  não bata demais. Adicione tudo aos ovos que já estão misturados: o purê, o queijo a farinha de rosca e as ervas cruas picadas.




Depois de misturar tudo, tempere com sal e pimenta a gosto. Se não for fazer na hora não tem problema. Mantenha a mistura na geladeira e tampada. Na hora de prepara,r use de preferência uma frigideira anti-aderente levemente untada com azeite e manteiga. Coloque a mistura na frigideira quente e deixe em fogo alto por 1 minuto. Depois disso abaixe bem o fogo e tampe. Vá conferindo até que fique firme ao toque. Essa é a hora de virar. Use o prato onde vai servi-la como auxílio. Encaixe o prato na frigideira e vire. Depois é só escorregar a fritada par a frigideira novamente e deixar dourar do outro lado. Por causa do queijo e da farinha de rosca, fica uma casquinha crocante por fora.






Aí está o resultado! Crocante por fora e macia por dentro... Se sobrar para outra refeição é só esquentar na frigideira ou no forno. Aproveitem!



Nenhum comentário:

Postar um comentário