sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Sopa de Abobrinha com Batata e Alho Poró

Se você é como eu que não pode ver uma abobrinha bem verdinha sem comprá-la, então  às vezes deve ter umas oito na geladeira e não saber o que fazer com elas! Salada, recheada, grelhada e agora sopa!


Ingredientes:

  • 4 abobrinhas médias e bem verdes
  • 3 batatas médias ou 2 grandes
  • 1 alho poró
  • 1 cebola grande
  • 1 dente de alho
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • salsa, cebolinha e manjericão a gosto
  • sal e pimenta a gosto



Lave e escove bem as abobrinhas. Costumam acumular muita terra na casca. Quanto mais verde a casca mais bonita ficará a sopa! Descasque as batatas e corte em cubos. Mantenha as batatas dentro d'água para não escurecerem.



Corte a cebola em meias luas, o alho poró em tiras finas e o alho em pedaços pequenos. Use a parte branca e verde clara do alho poró. A parte verde escura deixe para fazer caldos. Comece o refogado com o azeite e a cebola em fogo baixo. Mexa por uns minutos.



Acrescente a manteiga, o alho e o alho poró e mexa mais uns minutos. Quando estiverem macios, coloque a batata e cubra com água fria. Pode colocar pimenta, mas nada de sal por enquanto. Cozinhe em fogo brando até que as batatas estejam macias porém firmes.



Enquanto cozinha as batatas, corte as abobrinhas em meias luas e separe as ervas que desejar. Se usar manjericão não use hortelã ao mesmo tempo; eles não combinam. Entretanto salsa e cebolinha combinam com qualquer outra erva. Eu escolhi salsa, cebolinha, manjerona e manjericão. Acrescente as abobrinhas e as ervas inteiras à panela. Tampe e cozinhe por um minuto ou dois, no máximo. Lembre-se: nada de sal ainda!



Depois de dois minutos desligue o fogo e deixe esfriar destampado. Passe no liquidificador e volte a sopa para a panela para a fervura final. Toda sopa passada no liquidificador precisa ser fervida depois para não azedar! Somente nesta hora você vai colocar o sal. Isso manteve a sopa bem verdinha! Colocando o sal antes, tudo ficaria um verde meio acinzentado.



Para servir, decore com cebolinha e acompanhe com uma torrada com pasta de berinjela. (Veja a receita da pasta na postagem "Ratatouille à Moda Suíça") No verão pode ser servida fria e no inverno bem quentinha! Bom proveito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário