sábado, 28 de abril de 2018

Torta de Ricota com Cebola

É uma torta salgada feita com massa de pão sem fermento, típica da região italiana de Puglia, ao sul. Pode ser feita só com farinha branca ou usando uma parte de farinha integral ou outro tipo qualquer. Admite múltiplas variações de recheio, mas o de cebola é o tradicional.



Ingredientes:

para a massa:

  • 250 g de farinha
  • 150 ml de água morna
  • 50 ml de azeite de oliva
  • sal a gosto
para o recheio: 

  • 250 g de ricota
  • 2 ovos
  • meia xícara de queijo ralado
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 2 cebolas médias
  • ervas a gosto
  • sal e pimenta a gosto




Numa tigela, misture a(s) farinha(s) o azeite e adicione a água aos poucos. Coloque o sal e mexa até o ponto de incorporar bem todos os ingredientes.  Eu usei farinha integral e branca misturadas. Nada de sovar!



Com tudo misturado e ainda grudento, envolva com um plástico e leve à geladeira por no mínimo 3 horas. Pode até ficar de um dia para o outro.



Corte as cebolas em meias-luas e refogue no azeite até que amoleçam e fiquem levemente douradas, sem queimar. Corte tudo da mesma espessura para cozinharem por igual.



Do meio para o fim acrescente sal e pimenta. Deixe esfriar para poder misturar com os outros ingredientes do recheio.



Misture a ricota, os ovos, o queijo ralado e as ervas. Eu escolhi alecrim, tomilho e manjerona. Qualquer uma vai bem.



Em seguida adicione a cebola refogada, já em temperatura ambiente. Misture tudo e se não for montar a torta naquele momento, pode guardar tampado na geladeira até o dia seguinte. Corrija o sal, dependendo da ricota e do queijo que usar.



Para abrir a massa ainda gelada, coloque bastante farinha na bancada e use um rolo. Divida a massa em 2 partes e abra 2 círculos mais para finos.



Unte sua forma com azeite e acomode um dos círculos de massa. Coloque o recheio, espalhando bem.



Cubra  com o outro círculo, faça um acabamento unindo as bordas dos 2 círculos, pincele com azeite e faça alguns furos na massa para que o vapor possa sair durante o cozimento. Pré-aqueça o forno a 180 graus e deixe assando por 30 minutos. Se a massa dourar muito cedo, diminua um pouco e observe. Se sobrar massa, guarde e faça pão de frigideira. É só abrir a massa do tamanho da frigideira e dourar lentamente dos 2 lados. Ou pode fazer uma pizza!



Tire do forno e da forma e deixe esfriar um pouco antes de cortar. Nos dias seguintes pode aquecer por fatias quando quiser.



Com uma salada e um suco serve de almoço ou jantar. Sozinha é um bom lanche no meio da tarde.
Pode substituir parte da ricota por batata amassada e acrescentar verduras mistas escaldadas e picadas bem fino, espremendo bem a água. Pode ainda fazer só com queijos ou com presunto, salame ou frango desfiado. Varie o recheio e as ervas e terá sempre um prato novo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário