Ingredientes:
para cozinhar o polvo
- 1 polvo de 1 quilo a 1 quilo e meio
- 1 cenoura
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 2 folhas de louro
- 1 talo de aipo com as folhas
- meio pimentão vermelho
- 1 tomate
- ervas à sua escolha (salsa, cebolinha, alecrim, tomilho, manjericão, hortelã ou manjerona)
- 1 polvo cozido e picado
- caldo do cozimento do polvo
- 2 dentes de alho
- meia cebola roxa
- 1 talo de aipo
- 1/4 de pimentão vermelho
- 1 cenoura pequena
- 1 tomate
- 1 xícara e meia de arroz lavado e escorrido
- 1 xícara de ervilhas congeladas
- 4 colheres de azeite
- raspas e suco de meio limão
- ervas a gosto
- sal e pimenta a gosto
Coloque na panela de pressão todos os legumes e ervas que você separou para cozinhar o polvo. Coloque o polvo por cima e feche a panela sem colocar nenhum líquido! Leve ao fogo e quando começar a apitar abaixe e deixe cozinhar por exatos 10 minutos. Desligue e deixe a pressão sair naturalmente. O resultado é um polvo totalmente cozido com 2/3 do tamanho original e meio litro de caldo de polvo aromatizado pelos legumes e ervas que você usou. Show!
Passe os legumes na peneira para obter um purê colorido e suave. Vai entrar no arroz para dar cor e sabor.
Pique o polvo em pedaços não muito pequenos. Numa frigideira, coloque 1 colher de azeite, 1 dente de alho inteiro e refogue o polvo picado ligeiramente. Nesse momento já pode colocar sal e pimenta a gosto. Desligue o fogo e reserve.
Pique a cenoura, a cebola, o alho, o aipo e o pimentão e comece o refogado em 3 colheres de azeite.
Lave o arroz e deixe escorrendo. acrescente o polvo ao refogado e mexa. Em seguida coloque o arroz e mexa mais um pouco.
Acrescente o caldo, o purê obtido a partir dos legumes do cozimento do polvo, e a metade das ervas que você escolheu. Eu usei salsa, cebolinha e manjericão. Tampe e deixe cozinhar em fogo baixo. se o liquido não for suficiente, acrescente água fervendo. Vá provando para conferir o ponto do arroz e a medida de sal e pimenta.
Faltando uns 5 minutos, coloque o tomate picado, o restante das ervas e as ervilhas. Mexa delicadamente e verifique se não está grudando no fundo da panela. Se precisar, coloque um pouco mais de água. Quando achar que está bom, desligue o fogo e acrescente a raspa e o suco de meio limão. Tampe e deixe repousar uns 2 minutos.
Aí está! Bonito e gostoso!
Você pode fazer como se fosso um risoto italiano. O que muda é o modo de cozinhar o arroz. Se não colocar arroz e fizer apenas o polvo com um bom molho, fica ótimo com massa. Aproveite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário