sábado, 26 de março de 2016

Salmão Defumado em Casa

Parece difícil, mas defumar salmão ou outros peixes em casa é muito fácil! É uma forma de aproveitar 100 % o peixe e variar um pouco o sabor. Você vai precisar de uma panela e de uma grade que se encaixe bem na panela. Acho que uma boa panela para cozimento a vapor também vai servir.


Ingredientes:

  • meia xícara de chá  a granel (pode ser chá verde, de jasmim ou outro de sua preferência)
  • um ramo de alecrim ou tomilho
  • retalhos de salmão ou outro peixe que desejar



Esta é a panela que eu uso para defumação. Ela é grande e cabe bastante coisa!



Selecione o chá de sua preferência, pique es ervas e misture. Forre a panela com duas folhas grandes de papel alumínio de maneira que sobre bastante para os lados.



Encaixe a grade e coloque os pedaços de salmão sobre ela. Use a espinha central também! Ela fica cheia de carne que, quando está crua, é difícil de tirar, Após a defumação sai muito facilmente. Acenda o fogo e espere aquecer. respingue um pouco de água no chá para estimular a formação do vapor. Diminua o fogo para médio, feche com a tampa da panela e com o papel alumínio que sobrou para os lados, vede bem! São 10 minutos em fogo médio e mais 10 minutos fechado com o fogo desligado. Quando abrir o salmão estará perfeitamente defumado e macio!




Pode consumir na hora ou congelar. Algumas pessoas gostam de dar sabor na hora de defumar. Por exemplo: pincelar o peixe com uma mistura de whisky, sal e açúcar mascavo. Eu prefiro dar sabor usando algum molho na hora de consumir. Sugestão para o molho: molho de soja (shoyu), alho ralado, gengibre ralado, raspa e suco de limão. Fica ótimo!



O arroz já estava pronto; em cinco minutos fiz uns legumes refogados e almoçamos bem felizes! Bom apetite!



Nenhum comentário:

Postar um comentário