É uma versão simplificada da tradicional Pastiera di Grano que os italianos do sul preparam na Páscoa e que é feita à base de trigo cozido e ricota e aromatizada com laranja. Esta versão usa arroz cozido no lugar do trigo e deve ser feito de véspera. O limão siciliano (aquele da casca amarela) é o mais indicado para esta receita, mas pode usar outras variedades de limão se quiser.
Ingredientes:
para o arroz:
- 250 g de arroz
- 500 ml de leite (no mínimo)
- 100 g de manteiga
- casca de meio limão em tiras
- 150 g de açúcar
para a massa:
- 150 g de manteiga
- 200 g de açúcar de confeiteiro
- 3 ovos
- 3 gemas
- raspa e suco de uma laranja
- raspa de meio limão
- 500 g de farinha de trigo
- 1 ovo para pincelar
para o recheio:
- 500 g de ricota
- o arroz cozido na véspera
- 5 gemas
- 200 g de açúcar
- raspsa de uma laranja e de um limão
- 2 colheres de sopa de suco de laranja
- 3 claras em neve
Separe e pese os ingrediente para o arroz cozido. coloque tudo numa panela grande e cozinhe mexendo o tempo todo em fogo brando. Se começar a grudar no fundo da panela antes de o arroz cozinhar completamente, vá colocando mais leite. Dependendo do arroz, pode levar até um litro de leite. Eu fiz com o arroz carnaroli especial para risoto, mas pode usar outro arroz se quiser.
O arroz vai ficar bem grudento! Não se preocupe, é assim mesmo! Este arroz vai substituir a farinha ou qualquer outro amido necessário no recheio.
Separe e pese os ingredientes para a massa. Não se esqueça que os ovos e a manteiga devem estar em temperatura ambiente! Esta quantidade dá para 2 tortas pequenas. Se fizer uma grande, guarde o que sobrou embrulhada na geladeira e use em outra torta da sua preferência.
No processador, comece com a manteiga em temperatura ambiente e o açúcar de confeiteiro. Bata até obter um creme. acrescente os 3 ovos, as 3 gemas, as raspas e o suco. Bata novamente. Por último, coloque a farinha e bata pouco! Coloque diretamente num plástico, embrulhe e leve à geladeira por 2 horas. Nesse momento a massa vai estar bem grudenta e difícil até mesmo de retirar do processador. Não se assuste! Após o período de geladeira vai estar ótima para manipular e abrir!
Retire o arroz cozido da geladeira antecipadamente. Se quiser pode aquecê-lo numa panela com um pouco de leite. Separe as gemas das claras, pese os outros ingredientes e bata as claras em neve. Amasse bem a ricota, eliminando os grumos. Se a ricota for muito seca, coloque umas duas colheres de iogurte ou leite para amolecer. Misture a ricota com as gemas e o açúcar. Junte o arroz e mexa. Acrescente as raspas de laranja e limão e o suco de laranja. Pode colocar mel ou licor de laranja se quiser. Por último as claras em neve, mexendo delicadamente. Nessa hora já pode pré-aquecer o forno a 180 graus.
Com o auxílio de 2 folhas de papel manteiga e um pouco de farinha polvilhada, abra a massa com um rolo. Acomode a massa numa forma de fundo removível untada com manteiga. Coloque o recheio sobre a massa.
Usando o excesso de massa, corte algumas tiras e enfeite sua torta. Pincele com um ovo batido. Coloque no forno que já está aquecido a 180 graus. Depois de 5 minutos abaixe para 160 graus e asse por uma hora ou mais. Dependendo do forno pode levar até uma hora e vinte.
Meu forno é muito forte e difícil de controlar. Por isso a torta ficou um pouco morena demais! Além disso algumas tiras arrebentaram. Mas ficou deliciosa!
Dá para sentir bem a consistência agradável do arroz. Mas o melhor é o aroma de limão e laranja!