Pode ser feito com as sobras ou rebarbas do bacalhau. Ele pode se desfiado ou cortado em pedaços pequenos. Prato tradicional italiano para a Vigília de Natal, ou seja, a noite do dia 24 de dezembro. Nessa ocasião, a comida é leve e à base de peixe, massas e vegetais.
Ingredientes:
- 1 xícara de bacalhau dessalgado, ferventado e desfiado ou cortado em pedaços
- 300 g de massa longa tipo spaghetti
- 1 cebola pequena
- 1 dente de alho
- meio alho-poró
- 4 filés de anchova em conserva no azeite
- meia xícara de tomates cereja cortados ao meio
- meia xícara de salsa e cebolinha picadas
- azeitonas pretas pequenas e alcaparras dessalgadas a gosto (opcional)
- pimenta a gosto (não precisa sal!)
- suco de meio limão
- azeite extra-virgem a gosto
Separe o bacalhau picado e sem espinhas. Corte a cebola em meias-luas, o alho em fatias e o alho-poró em rodelas finas. Pique a salsa, a cebolinha e os tomates.
Coloque 2 colheres de sopa de azeite na frigideira e acrescente os filés de anchova. Eles vão sumir e dar sabor ao azeite. Acrescente a cebola e refogue um pouco.
Em seguida coloque o bacalhau, o alho, o alho-poró e a parte branca da cebolinha. Misture e refogue por uns 3 minutos. Acrescente os tomates, mexa, tampe e deixe por 5 minutos. Se quiser pode colocar vinho branco nesse momento.
Acrescente as azeitonas, as alcaparras,pimenta a gosto, a salsa e a cebolinha. Coloque o suco de limão e desligue o fogo. Junte a massa cozida al dente, 2 colheres de sopa da água do cozimento da massa, misture e sirva. As mais adequadas são as massas longas como spaghetti, tagliolini ou tagliatelle.
Um fio de azeite cru por cima e o almoço está pronto. Leve e saboroso! Feliz Natal e Bom 2017!
Nenhum comentário:
Postar um comentário