Dá para fazer gnocchi de muita coisa: batata, abóbora, ricota, batata baroa, mandioca e também só de farinha com água! Mas o segredo de todos eles é não colocar farinha demais e não manipular muito a massa depois de colocá-la. No momento de enrolar e cortar, a massa do gnocchi deve estar ainda grudando na mão. Coloque bastante farinha na superfície de trabalho e enrole. Não se preocupe; essa farinha em excesso vai sair toda na água do cozimento!! Por isso é importante cozinhar em água abundante!
Ingredientes:
- 250 g de ricota fresca
- 150 g de nozes trituradas não muito finamente
- 100 g de farinha de trigo, aproximadamente
- 1 ovo
- meia xícara de creme de leite fresco
- meia xícara de queijos variados em cubinhos ou ralados
- duas colheres de sopa de manteiga
- manjerona ou manjericão a gosto
- noz moscada ralada a gosto
- sal e pimenta a gosto
Separe os ingredientes da massa do gnocchi: ricota, nozes, farinha e ovo. Amasse bem a ricota com um garfo até estar bem uniforme e sem pedaços grandes no meio.
Com um mixer ou um processador, triture as nozes ligeiramente. Não deixe que se transforme numa farinha de nozes!
Inicie a massa com o ovo batido misturado à ricota, acrescentando aos poucos as nozes trituradas. Essa etapa pode ser feita com um garfo.
Coloque a farinha aos poucos e misture delicadamente. Provavelmente você não vai usar toda a farinha. Depende da consistência da sua ricota. Despeje um pouco de farinha na bancada de trabalho e comece a enrolar a massa fazendo pequenas cobrinhas. Lembre-se que a massa deve ainda estar grudenta ao contato com a mão!
Com o auxílio de uma espátula ou de uma faca, corte os travesseirinhos e transfira-os para um recipiente enfarinhado. Se não for cozinhá-los imediatamente, cubra com um pano de prato limpo.
Para o molho, comece aquecendo lentamente o creme de leite fresco. Antes que ferva, junte os cubinhos de queijo da sua preferência. Eu usei uma mistura de Emental, Provolone e Parmezão. Pode usar Brie ou Gorgonzola, se quiser. Mexa até o queijo derreter completamente. Acrescente a noz moscada ralada e pimenta do reino a gosto. Se precisar coloque sal. Reserve.
Cozinhe os gnocchi numa panela grande e quando vierem à superfície use uma escumadeira e transfira-os para uma tigela com manteiga e manjerona picada. Adicione um pouco do molho de queijos e misture delicadamente.
Agora é só servir e aproveitar! Como já tem muito queijo no molho, uma opção é usar torrada picada passada na frigideira com azeite, alho e salsinha como substituto do tradicional queijo ralado. Folhinhas de manjerona e nozes inteiras para decorar e pronto! Minha filha Bibi adorou! É páreo duro com o canelone de abóbora, disse ela!
Nenhum comentário:
Postar um comentário