Ingredientes:
- 5 beterrabas médias (700 g aproximadamente)
- 2 inhames (pode substituir por batatas)
- 2 cebolas roxas
- 2 dentes de alho
- 2 folhas de louro
- 1 ramo de alecrim
- 1 ramo de tomilho
- meia xícara de folhas de hortelã
- 1 colher de chá de pimenta do reino moída ou uma mistura de pimentas ao seu gosto
- 1/4 de xícara de vinho tinto seco
- 3 colheres de sopa de azeite
- sal a gosto
Descasque as beterrabas e os inhames e corte em cubos médios. O inhame brasileiro não tem um sabor muito ativo e por isso não interfere no sabor dos outros legumes. Entretanto, confere aos cremes, purês e sopas muita cremosidade e suavidade. Pique as cebolas e os dentes de alho e refogue no azeite. Acrescente a beterraba e o inhame, junte o vinho tinto e cubra com água ou um bom caldo de carne caseiro. Coloque somente a metade do hortelã e o restante das ervas.
Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar em fogo médio até que a beterraba e o inhame estejam macios. Deixe esfriar um pouco e passe no liquidificador ou use um mixer para triturar tudo. Não esqueça de tirar as folhas de louro e os talos mais grossos das ervas. Nesse momento coloque o restante do hortelã. O sabor fica mais intenso se colocado crú. Volte com a sopa para o fogo e dê uma ligeira fervura em fogo baixo, tomando cuidado para não grudar no fundo. Atenção: toda sopa que é passada no liquidificador deve ser fervida para não azedar.
Sirva bem quente! Se quiser pode colocar um pouco de creme de leite e mexer ligeiramente para dar o efeito marmorizado do branco com o vermelho vivo da sopa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário