Ingredientes:
- 700 g de abóbora
- 200 g de inhame ou batata
- 2 dentes de alho
- 1 cebola pequena
- gengibre a gosto
- raspa e suco de meio limão
- 200 ml de leite de côco
- 2 colheres de sopa de azeite
- sal e pimenta a gosto
Escolha a abóbora de sua preferência. Existem variedades mais doces que outras. Pode misturar vários tipos de abóbora também. Descasque a abóbora e os inhames e corte em cubos. Pique a cebola, o alho e um pedaço pequeno de gengibre (1 colher de sopa, aproximadamente).
Refogue o alho, a cebola e o gengibre no azeite, Acrescente a abóbora e o inhame. Junte caldo de legumes ou água, um pouco de sal e pimenta e cozinhe em fogo baixo até que os legumes estejam macios. Isso deve levar uns 20 minutos. Deixe esfriar e passe no liquidificador com pouco líquido pois ainda vai acrescentar o leite de côco que dilui um pouco a sopa. Como tudo que se passa no liquidificador, a sopa deve voltar para o fogo para uma fervura final. Se não ferver pode azedar!
Essa é a hora de acrescentar o leite de côco e mais gengibre (agora ralado!). Ferva em fogo baixo para não grudar no fundo da panela. Com o fogo já desligado, acrescente a raspa e o suco de meio limão. Equilibre os sabores doce (da abóbora), picante (do gengibre), ácido (do limão) e salgado conforme o seu gosto. Nenhum deve dominar demais. Corrija o sal se necessário.
Sirva quente com um fio de leite de côco para enfeitar. Dura uns 4 dias na geladeira sem problemas. Esquente somente a porção que vai usar e coloque um pouco mais de limão fresco na hora de comer. Bom Apetite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário