Ingredientes:
- 3 batatas grandes de casca vermelha
- 1 dente de alho
- meia cebola roxa pequena
- 1 colher de sopa de mostarda escura granulada (tipo Dijon)
- 1 colheres de sopa de maionese
- 2 colheres de sopa de azeite
- raspa e suco de meio limão
- 3 colheres de sopa de salsa e cebolinha picadas
- sal e pimenta a gosto
Lave bem as batatas; se precisar use uma escovinha. A batata de casca vermelha é mais firme e melhor para esta receita. Também é mais adequada para fazer gnocchi e batata rösti.
Corte as batatas em cubos médios e, juntamente com o dente de alho, coloque para cozinhar em água fria e salgada até que estejam macias porém firmes.
Enquanto isso, coloque num recipiente o azeite, a mostarda, a maionese, a cebola picada e a raspa do limão. Esses são os ingredientes que você vai misturar com as batatas ainda quentes.
Escorra as batatas e transfira imediatamente para o recipiente com os temperos, junte o dente de alho cozido e amassado e misture delicadamente. Deixe esfriar por uma meia hora ou, se estiver com pressa, coloque na geladeira por 15 minutos.
Agora é a hora dos temperos frescos que entram depois que as batatas jé estiverem frias. Pique a salsa e a cebolinha e acrescente à salada juntamente com o suco de limão. Prove e verifique se precisa de sal e pimenta. Lembre-se que as batatas foram cozidas em água salgada, que a mostarda e a maionese já têm sal também.
Sirva com frios ou com outras saladas. Acompanha bem salsichas alemãs de todo tipo. Fiz uns espetinhos caprese (mozzarella, tomate e manjericão) e coloquei também umas fatias de salame. Pata tornar a salada ainda mais leve, substitua uma das colheres de maionese por iogurte não adoçado e integral. Esta salada fica ótima quando misturada com sardinhas em conserva e ovos cozidos. Experimente!
adoro!!!!!!
ResponderExcluirFica boa mesmo!
Excluir