Ingredientes:
- 300 gramas de massa tipo fusili
- 6 filés de sardinha fresca
- 1 cebola roxa pequena
- 1 dente de alho
- 2 colheres de sopa de azeitonas pretas pequenas
- 1 colher de sopa de alcaparras
- 2 tomates maduros e firmes
- 2 colheres de sopa de azeite
- manjericão e manjerona a gosto
- raspa e suco de meio limão
- sal e pimenta a gosto
Peça ao seu peixeiro para limpar as sardinhas retirando a cabeça e a espinha central. Sugiro que coloque a massa para cozinhar antes de começar a fazer o restante. É muito rápido!
Corte a cebola em meias luas finas e o alho em lâminas. Corte os tomates em cubos. Retire o rabo das sardinhas e corte cada filé em 4 pedaços, retirando qualquer resto de espinha que te incomode. Quanto menores as sardinhas, melhor. Comece com o azeite numa frigideira anti-aderente, refogando um pouco a cebola e o alho.
Em seguida adicione a sardinha com a pele para baixo. Em alguns segundos a borda dos filés vai ficando mais clara, indicando que já estão começando a cozinhar! Acrescente os tomates, as azeitonas e as alcaparras. Coloque apenas 1/3 das ervas picadas. Lembre-se de avisar aos convidados que as azeitonas estão com os caroços. Ou então retire-os!
Coloque a pimenta e a raspa do limão e mexa delicadamente. Cuidado com o sal pois as azeitonas e as alcaparras já são salgadas. Para um pouco mais picante, coloque pimenta calabresa. Acrescente a massa já cozida "al dente" e um pouco da água do seu cozimento. Mexa com cuidado.
Essa é a hora de colocar o suco de limão e mais um pouco das ervas. Desligue o fogo e pronto!
Em 8 minutos uma refeição maravilhosa! Como o limão foi esquecido na primeira foto, ganhou destaque na última! Para uma homenagem a Nápoles à altura, só faltou o pinoli e as passas para um toque adocicado. Se quiser pode substituir a sardinha por filés de trilha. Funcionam muito bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário