Ingredientes:
- 1 lata de milho cozido no vapor ou 3 espigas de milho cozidas e debulhadas
- meio copo de leite integral
- 2 ovos
- 1 batata grande cozida
- 1 xícara (ou menos!) de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1 colher de sopa de azeite ou manteiga
- noz moscada ralada a gosto
- 2 colheres de sopa de cebolinha picada
- sal e pimenta a gosto
Cozinhe a batata com a casca em água com sal. Bata o milho e o leite no liquidificador. Se quiser, separe um pouco do milho para deixar inteiro dentro da panqueca. Se preferir bata todo o milho com o leite.
Junte os ovos ao creme de milho e misture bem. Coloque o sal, a pimenta e a noz moscada ao seu gosto e mexa.
Retire a casca da batata e amasse com um pouco de manteiga. Se quiser pode aumentar a quantidade de batata e diminuir a de farinha. Fica mais leve. Vá adicionando a farinha aos poucos até dar o ponto. Não pode ficar muito rala; a massa é mais espessa como uma panqueca americana. Coloque o fermento, o milho que sobrou e a cebolinha picada. Se desejar acentuar um pouco mais o adocicado do milho, coloque uma colher de chá de açúcar na mistura. Nesse ponto, pode ir para a geladeira tampado e ficar por uns 3 dias. Pode fritar um pouco de cada vez.
Na hora de prepará-las, use uma frigideira anti-aderente levemente untada em fogo brando. Coloque porções pequenas e poucas de cada vez. Se estiverem dourando rápido demais, abaixe mais o fogo. Vire as panquecas com o auxílio de uma espátula e deixe dourar dos dois lados.
Estão prontas! Acredite, a cebolinha e a noz moscada fazem toda a diferença! Ficam boas assim mesmo puras, com queijo ou requeijão e até com xarope de bordo, conforme o hábito americano e canadense! Bom apetite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário