Famoso na culinária libanesa, o baba ganoush é em geral feito com berinjela. Como o jiló é o "primo amargo da berinjela", nada mais natural que tentar expandir a receita tradicional para esse legume tão negligenciado!
O chef francês Claude Troisgros, residente no Brasil há mais de 35 anos, já fez essa variedade de baba ganoush diversas vezes em seus programas de televisão.
Ingredientes:
- 2 berinjelas médias
- 6 jilós
- 4 colheres de sopa de tahini (pasta de gergelim)
- 2 dentes de alho
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- 1 limão
- meio copo de água morna
- sal a gosto
- salsa picada a gosto
Lave e seque as berinjelas e os jilós. Coloque-os direto sobre a chama baixa do fogão. Vá virando até que a pele fique toda escura e os legumes macios. Faz uma certa sujeira, mas o sabor fica infinitamente melhor do que se assá-los no forno. O leve gostinho de queimado faz parte do sabor do prato! Reserve e deixe esfriar um pouco.
Com a ajuda de uma colher, raspe a polpa dos legumes e reserve. Amasse bem com um garfo até formar uma pasta.
O Tahini é uma pasta de gergelim já bastante popular e que se encontra em qualquer supermercado. Pode ser encontrado em vidro ou em lata. Depois de abrir a lata, transfira o conteúdo para um vidro limpo e mantenha na geladeira. Dura bastante tempo. Num recipiente, coloque 2 colheres de sopa de tahini, o suco de meio limão, 1 dente de alho ralado, 1 colher de sopa de azeite, sal a gosto e aproximadamente 2 colheres de sopa de água morna para dar o ponto e não ficar denso demais. Esse molho à base de tahini, alho, limão e sal é chamado de molho tarator (ou taratur) e é usado em inúmeros pratos da culinária libanesa com couve-flor, peixe ou grão-de-bico.
Misture o molho à berinjela (ou ao jiló) amassada até que fique bem homogêneo. Está pronto e dura mais de uma semana na geladeira!
Sirva com um bom pão integral ou pão árabe. Coloque a salsinha e um fio de azeite apenas na hora de servir. Bom apetite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário