Ingredientes:
- 4 sobrecoxas sem pele, desossadas e cortadas em tiras (pode usar peito mas fica mais seco)
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 cebola pequena
- 2 dentes de alho
- 1 talo de aipo (pode usar funho também, se quiser)
- 1/4 de pimentão vermelho
- raspa e suco de uma laranja (pode usar tangerina e limão siciliano junto! Fica ótimo!)
- 1 colher de sopa de gengibre ralado
- 1 tomate maduro
- 1 brócolis americano cozido no vapor
- milho e ervilha congelados (meia xícara de cada)
- salsa, cebolinha alecrim e manjericão conforme seu gosto
- 2 colheres de sopa de vinho branco e água se for necessário
- 1 colher de requeijão de copo
- 1 colher de manteiga
- sal e pimenta a gosto
Lave o brócolis, separe os galhos e coloque para cozinhar no vapor (nunca coloque sal! Ele fica cinza!). Não cozinhe demais para ele ficar "al dente" e com um verde bem vivo.
Pique a cebola, o alho, o pimentão e o aipo. Corte o frango em tiras e reserve. Se quiser temperar o frango, tudo bem., mas não coloque sal. Separe as ervas que vai usar. Se usar alecrim, pode colocar picadinho junto com o refogado ou quando colocar o frango. As outras ervas mais delicadas entram mais pro final.
Refogue os legumes picados no azeite. quando estiverem exalando seu perfume coloque o frango e doure em fogo alto. Quando estiver querendo grudar na panela, coloque o vinho branco, o sal e a pimenta. Se não quiser usar vinho, use água mesmo ou um caldo que sobrou do cozimento de algum legume como batata, cenoura, vagem, chuchu, etc... Coloque o gengibre ralado, o tomate e um pouco das ervas.
Coloque as raspas e o suco das frutas que você escolheu, exceto o suco de limão que vai no fim. Tampe e deixe cozinhando em fogo baixo. Se estiver seco coloque um pouco d'água. Coloque as ervas que faltam, a manteiga e o requeijão. Confira o sal e acerte o tempero conforme seu gosto. Com o fogo desligado, coloque o brócolis, o milho, a ervilha e o suco de limão. Misture e tampe. Certifique-se que o frango está cozido. Frango e porco nunca se come mal passado! É um perigo!!!! Tire um pedaço de frango (escolha um dos maiores) leve para a tábua e corte ao meio. Não pode estar rosa no meio; tem que estar branquinho.
Fica lindo e colorido se o brócolis estiver no ponto certo! Para variar, mude os legumes. Pode usar couve-flor, abobrinha, vagem ou cenoura. A couve-flor cozinha igual ao brócolis, no vapor. Vagem e cenoura têm o mesmo tempo de cozimento mas devem ser colocados nesse prato já cozidos. A abobrinha você pode colocar crua mesmo no último minuto. Aproveite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário