Ingredientes:
- 1 xícara de ervilhas secas
- 2 inhames (ou batatas)
- 1 cebola pequena
- 2 dentes de alho
- 1 folha de louro
- 2 colheres de sopa de azeite
- meia xícara de folhas de hortelã frescas
- 1 colher de sopa de salsa e cebolinha
- sal e pimenta a gosto
Coloque a ervilha de molho por pelo menos uma hora. Pique o alho, a cebola, um pouco de salsa, cebolinha e hortelã. Descasque o inhame e corte em cubos.O inhame dá uma ótima cremosidade, mas pode substituí-lo por batata comum.
Refogue a cebola, o alho e um pouco das ervas no azeite. Escorra as ervilhas que estavam de molho e descarte a água. Pode regar suas plantas com essa água, se quiser.
Acrescente as ervilhas ao refogado e mexa. Se precisar, coloque mais azeite. Junte os inhames, água ou caldo de legumes caseiro suficiente para cobrir tudo, mais ervas, sal e pimenta a gosto e a folha de louro. Deixe cozinhar tampado e em fogo baixo até que as ervilhas estejam bem macias e o inhame completamente cozido. Coloque mais água se necessário e mexa de vez em quando para não grudar no fundo.
Após meia hora, desligue o fogo e deixe esfriar. Retire a folha de louro e passe tudo no liquidificador ou no processador, acrescentando mais hortelã cru e fresco nessa hora. Volte com a sopa para a panela, acerte a textura, o sal e ferva em fogo baixo para que ela não azede.
Sirva quente com cebolinha ou hortelã picados para enfeitar. Fugindo da versão vegetariana, pode fritar umas rodelas de linguiça e picar por cima. Bacon fica bom também. Bom proveito!
Nenhum comentário:
Postar um comentário