Boa alternativa àquele feijão preto de todo dia. Escolha os feijões que mais gostar. Escolhi fava, feijão branco, feijão manteiga e grão de bico. Nada de panela de pressão! Cozinhe com calma e antecedência. Para os vegetarianos é só não colocar a linguiça.
Dedico esta receita à minha amiga Stella Daudt.
Ingredientes:
- 500 g de feijões variados
- 3 colheres de sopa de lentilha vermelha pequena (opcional)
- 100 g de linguiça ou bacon (opcional)
- 3 batatas médias
- 2 dentes de alho
- 1 cebola média
- 1/4 de pimentão vermelho
- 1 cenoura pequena
- 1 talo de aipo
- 2 folhas de louro
- 1 rodela de gengibre
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- 2 colheres de sopa de extrato de tomate
- 1/2 copo de vinho branco seco (opcional)
- manjerona, alecrim, sálvia e tomilho (à escolher!)
- sal e pimenta a gosto
Coloque os feijões de molho na noite anterior. Coloque separados caso precise cozinhar um mais que os outros. Eles dobram de tamanho! Use a água para regar suas plantas!
Escolhi o paio (linguiça portuguesa defumada) mas pode ser a linguiça de sua preferência ou bacon.
Corte as fatias da linguiça e pique os vegetais.
Comece com o azeite e a linguiça e deixe dourar. Retire a linguiça, deixe a gordura e refogue os legumes por uns 5 minutos.
Coloque os feijões mais duros e mexa por uns 5 a 10 minutos. No meu caso, coloquei primeiro a fava e o feijão branco. Adicione os outros e misture.
Esta é a hora das ervas e do extrato de tomate. Usei manjerona, tomilho e alecrim. Não tinha sálvia, o que é uma pena! Só com sálvia e alecrim já fica uma delícia. Coloque o extrato de tomate e mexa bem. Pique as ervas e coloque só a metade. A pimenta pode ir agora, mas nada de sal ainda. Mexa bem e quando estiver secando coloque o vinho branco e deixe evaporar o álcool por 5 minutos.
As batatas e as lentilhas ajudam a engrossar o caldo. Coloque e mexa bem. Se não encontrar dessa lentilha vermelha pode usar da comum. Ela vai sumir de qualquer modo depois do longo cozimento.
Já ia me esquecendo do gengibre e do louro! Eles são essenciais para prevenir daqueles gases desagradáveis que os feijões provocam... Agora sim cubra de água quente ou caldo (de legumes ou galinha) e cozinhe por ao menos 2 horas em fogo baixo e meio tampado. Olhe de vez em quando pra ver se precisa de mais água.
Depois de 1 hora coloque um pouco de sal. Ao final das 2 horas coloque o restante das ervas e a linguiça. Deixe apurar um pouco mais com a panela aberta. Acerte o sal e a pimenta.
Com arroz e alguns legumes fica ótimo! Basta um fio de azeite por cima. Pode congelar em porções se quiser. Com 500 g de feijões rende um panelão! Aproveite!
Obrigada, querida Maria Clara! Espero que consigamos reproduzir de maneira tão deliciosa como a sua versão!
ResponderExcluirFoi um prazer! Espero que gostem.
ResponderExcluir