É uma torta sem massa. Outro dia vi uma receita parecida na televisão no programa Cozinha Prática da Rita Lobo. A diferença é que na minha versão tem um refogado de cebola e alho- poró que dá sabor e além disso eu substituí a farinha de trigo do creme por batata cozida e amassada. Fica mais leve e mais saboroso. É uma versão sem glúten para os que não querem ou não podem consumi-lo.
Ingredientes:
para o creme:
- 4 batatas médias cozidas com a casca
- 1 dente de alho
- 200 ml de creme de leite
- 200 ml de leite integral
- 4 ovos
- 1 xícara de queijo ralado
- noz moscada, sal e pimenta a gosto
- 2 abobrinhas
- 1 xícara de tomates em cubos
- 1 cebola
- meio alho poró
- meio pimentão vermelho
- 2 colheres de sopa de azeite
- manjericão a gosto
- sal e pimenta a gosto
Para este prato, prefiro a cebola clara. A roxa fica meio azulada e deixa o resultado final um pouco feio... Lave bem as abobrinhas com uma escovinha. Corte-as em meias-luas não muito finas.
Numa frigideira anti-aderente e seca, doure levemente as abobrinhas, um pouco de cada vez para não criar água na frigideira.
Vá dourando e transferindo para um prato com papel toalha para que sequem ainda mais. Do contrário a torta vai ficar aguada.
Corte a cebola em meias-luas finas, o pimentão e o alho poró do mesmo tamanho. Se quiser pode acrescentar pimenta dedo-de-moça ou biquinho.
Comece pela cebola com o pimentão em duas colheres de sopa de azeite. Refogue um pouco e só então acrescente o alho-poró. Ele queima muito facilmente!
Cozinhe as batatas com a casca juntamente com o dente de alho. Comece com a água ainda fria. Demora uns 15 ou 20 minutos, dependendo do tipo e do tamanho das batatas. Quando estiverem mornas, descasque e amasse com um garfo ou passe no espremedor de batatas juntamente com o dente de alho já cozido.
Com as batatas já amassadas, rale o queijo e separe o leite misturado com o creme de leite. Misture as batatas com o leite e o creme e depois os ovos. Mexa levemente. Por último coloque um pouco de sal, pimenta, noz moscada e o queijo ralado, reservando um pouco para colocar por cima de tudo no final.
Para montar, comece pelo refogado, usando só a metade. Em seguida metade das abobrinhas e dos tomates. Coloque manjericão rasgado à mão por cima, sal e pimenta. Repita a operação e faça mais uma camada.
Despeje o creme delicadamente com o auxílio de uma concha até cobrir tudo. Faça uma mistura com o queijo que sobrou e um pouco de farinha de rosca caseira. Salpique por cima e leve ao forno médio pré-aquecido por 20 ou 30 minutos até que o creme fique firme e que fique dourado por cima. Se começar a dourar muito cedo é sinal que seu forno está forte demais. Abaixe o fogo e observe.
Ficou delicioso e leve por que não levou farinha. Pode variar a receita mudando os legumes. Pode usar palmito, milho cozido, aspargos, brócolis ou couve-flor; com tomates ou sem eles. Mudando as ervas também muda o sabor. Varie sempre!
Nenhum comentário:
Postar um comentário