Ingredientes:
- 250 ml de leite integral
- 7 g de fermento biológico seco
- 2 colheres de sopa de mel
- 200 g de farinha de trigo integral
- 100 g de farinha de centeio ou de trigo sarraceno
- meia colher de sopa de gengibre ralado
- meia xícara de nozes tostadas e picadas grosseiramente
- 2 colheres de sopa de azeite
- raspa de 1 laranja
- 1 colher de sopa de sementes de erva-doce tostadas
- sal a gosto
- erva-doce e sal grosso para polvilhar e azeite para pincelar
Amorne o leite e acrescente o fermento, o mel e a metade da farinha de trigo integral (100 g). Deixe descansar por 15 minutos.
Enquanto isso, toste as nozes e a semente de erva-doce no forno médio. Rale a casca da laranja e o gengibre. Amasse um pouco a erva-doce no pilão e pique grosseiramente as nozes.
Acrescente tudo isso (laranja, gengibre, nozes e erva-doce) ao fermento que estava descansando. Junte ainda o azeite e o sal. Separe as farinhas restantes. Se quiser, pode colocar um pouco de aveia também.
Transfira as farinhas para uma tigela grande e junte o fermento com todos os outros ingredientes. Misture com um garfo até obter uma massa homogênea.
Transfira a massa para uma superfície de trabalho enfarinhada e continue a amassar. Divida a massa em quatro e abra cada porção com um rolo, de modo que fique bem fina. Faça isso com toda a massa. Provavelmente não vai dar para assar tudo de uma vez. Como a massa fica bem fina, ela rende muito e ocupa muita superfície do tabuleiro. Eu fiz em duas fornadas.
Coloque as tiras de massa num tabuleiro enfarinhado e pincele com azeite. Polvilhe com sal grosso e sementes de erva-doce. Leve ao forno médio pré-aquecido por 12 minutos. Se precisar abaixe mais o forno.
Retire do forno e transfira as placas de pão para uma grade e deixe esfriar. Quando esfria fica mais crocante. O aroma da laranja e da erva-doce ficam bem acentuados. Se quiser pode caprichar mais na quantidade de mel e de gengibre para ficarem mais evidentes. Ervas como o alecrim ou o tomilho devem combinar bem.
Corte em pedaços grandes e desiguais e conserve numa lata ou num vidro que feche bem. Esta bela lata foi presente de Márcia e Victor! Eu servi com pasta de berinjela assada feita com alho, salsa e limão, patê de alcachofra com alecrim e com uma bela salada caprese! Invente e surpreenda!
Nenhum comentário:
Postar um comentário