Ingredientes:
- 12 coxinhas da asa do frango
- meia xícara de molho de soja (shoyu)
- 2 colheres de sopa de molho de peixe (opcional)
- 2 colheres de sopa de molho inglês
- 2 colheres de sopa de mostarda granulada
- 3 colheres de sopa de ketchup
- 3 colheres de sopa de mel
- raspa de 1 limão
- 1 colher de sopa de gengibre ralado
- 2 dentes de alho ralados
- pimenta rosa, semente de coentro e pimenta do reino em grão a gosto
- pimenta calabresa a gosto ou dedo-de-moça fresca (opcional)
- ervas a gosto (alecrim, tomilho, manjerona, etc)
- 3 colheres de sopa de azeite
- meia cebola roxa picada
- 1 dente de alho picado
Separe todos os ingredientes da marinada. O mel e o ketchup vão dar o toque adocicado e permitir a caramelização no forno.
Num pilão, amasse bem as pimentas, a semente de coentro e as ervas até formarem uma pasta. O aroma é incrível!
Lave bem o frango e misture numa tigela todos os ingredientes da marinada: shoyu, molho inglês, molho de peixe, ketchup, mel, mostarda, gengibre ralado, alho ralado, 2 colheres do azeite e as pimentas amassadas com as ervas. Coloque tudo dentro de um saco, massageie bem e leve à geladeira. Pode ficar assim até 3 dias. Mexa de vez em quando para espalhar a marinada uniformemente por todos os pedaços.
No dia de assar, coloque as coxas numa assadeira coberta com papel laminado untado com azeite. Numa frigideira, doure um pouco a cebola e o outro dente de alho bem picados. Acrescente a marinada e deixe ferver por no mínimo 10 minutos. Ela vai reduzir e ficar mais espessa. Se engrossar demais, coloque um pouco de água, vinho branco ou vinho tinto. Esta marinada cozida e densa vai servir para pincelar o frango a cada 15 minutos durante uma hora de forno médio-alto. É fundamental ferver bem a marinada por causa das bactérias de salmonela. Todo cuidado é pouco, inclusive com a higiene das tábuas, tigelas e facas usadas em contato com o frango.
Pincele e vire as coxinhas a cada 15 minutos. Veja como os açúcares queimam um pouco durante o cozimento! Por isso o papel laminado! Se sentir que o forno está muito alto, diminua um pouco. Abra uma das coxas e certifique-se que estejam cozidas. Jamais sirva frango crú ou mesmo rosado!
Comemos com um mix de verduras refogadas e arroz colorido com milho, cenoura ralada, pimentão vermelho e cebolinha. Adoramos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário