segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Massa ao Forno com Linguiça e Verduras

Para fazer uma massa ao forno é preciso um agente cremoso que misture bem os sabores e que impeça que a massa fique seca. Em geral se usa molho bechamel ou creme de leite. Estão aparecendo muitas alternativas  vegetarianas aos laticínios nesse tipo de preparação. Hoje usaremos creme de batata com alho poró como elemento de cremosidade!


Ingredientes:
  • 300 g de massa tipo fusili, penne ou farfalle (massa curta)
  • 3 batatas médias
  • meio alho poró
  • 1 cebola roxa
  • 1 dentes de alho
  • 300 g de linguiça fresca
  • ervas a gosto (salsa, cebolinha, manjericão e manjerona )
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 3 xícaras de folhas de chicória e acelga
  • 1 xícara de queijo ralado misturado com farinha de rosca
  • sal e pimenta a gosto



Descasque e fatie as batatas. Corte o alho poró em rodelas e ponha para cozinhar junto com as batatas em água levemente salgada. Coloque uns raminhos das ervas que escolheu ou até mesmo um dente de alho inteiro ou uma folha de louro para dar mais sabor ao creme.



Retire a pele da linguiça e amasse com um garfo para que ela fique parecida com carne moída. Refogue em duas colheres de azeite. Acrescente meia cebola  e um dente de alho picados e deixe fritar bem em fogo médio. Lembre-se que carne de porco não deve ser comida mal passada!



Acrescente as ervas picadas e reserve. Se precisar, coloque um pouco de vinho branco para soltar o que estiver grudado no fundo da panela. Deixe bem sequinha e macia!



Lave bem as verduras e corte em tiras finas. O talo da acelga pode ser cortado em cubinhos para cozinhar no mesmo tempo.



Na mesma panela que refogou a linguiça, comece com a outra metade da cebola cortada em meias-luas e uma colher de sopa de azeite. Coloque as verduras, abaixe o fogo, mexa um pouco e tampe. Vai demorar uns 2 minutos para ficar no ponto. Não coloque sal; só pimenta.



Quando a batata estiver cozida (10 minutos, aproximadamente), bata num mixer ou no liquidificador com o alho poró, cebolinha e salsa  frescas e uma colher de sopa de azeite. Use a água do cozimento das batatas para dar o ponto. Não é um purê! É mais fino; como um creme, para poder se misturar bem com a massa e todos os outros ingredientes.



Cozinhe a massa "al dente" e transfira para um refratário ainda com um pouco da sua água de cozimento. Misture bem com a linguiça refogada, as verduras e o creme de batata. Se precisar coloque mais um pouco de azeite. Prove e corrija o sal se necessário.



Por cima polvilhe a mistura de queijo com a farinha de rosca ou o pão torrado e moído. Leve ao forno pré aquecido a 180 graus por 20 minutos.



Tostadinho por fora e cremoso por dentro! Delícia! Para uma versão totalmente vegetariana, não use a linguiça e o queijo e capriche nos legumes. Pode usar abobrinha em cubinhos, brócolis ou couve flor. O creme também admite inúmeras variações: pode ser de abóbora, grão-de-bico, abobrinha, brócolis, ervilhas e muitos outros!  Até uma sopa de legumes que sobrou da véspera serve! Use a criatividade!